Teste de Trissomia Fetal detecta Síndrome de Down.

postado em: Bebê, Gravidez, Informação, Saúde 0

bebe-sindrome-de-dowm.fwface.fw

Exame feito durante a gravidez é novo e está disponível no Brasil desde 2013.

Antes e durante a gestação, alguns exames essenciais ajudam a detectar possíveis problemas antes mesmo do nascimento do bebê. Um deles é o teste de Trissomia Fetal, que já está disponível no Brasil desde 2013. Inovador, esse exame detecta com mais de 90% de certeza trissomias como a Síndrome de Down, a Síndrome de Patau e a Síndrome de Edwards.

Como funciona o teste de Trissomia Fetal

Uma das maiores vantagens deste exame, que pode ser realizado a partir da 9ª semana de gestação, é o fato de não ser invasivo e não apresentar qualquer risco para a mãe nem para o bebê. Ele é feito através de uma amostra de sangue da gestante, colhida sem necessidade de nenhuma dieta ou cuidados especiais. A partir desta amostra, é feita a extração da fração livre do DNA fetal para avaliação.

Se comparado a outros testes, ele reduz em até cinco vezes as possibilidades de um resultado falso. Além disso, não é invasivo como o antigo exame de amniocentese, que colhe material do líquido amniótico para diagnosticar síndromes cromossômicas e pode levar ao aborto.

Com novo exame, Síndrome de Down pode ser detectada durante a gravidez.

Quem deve fazer o exame

O teste da Trissomia Fetal não é obrigatório para todas as gestantes. Ele deve ser feito somente nos casos em que há suspeita de algum problema com o feto. Por isso é importante fazer o pré-natal corretamente, com acompanhamento médico, que saberá indicar a necessidade ou não de cada exame na gravidez.

Nos casos em que o DNA possa ter sofrido modificações, como na gestação de gêmeos (há diferentes tipos de material), transplante de medula ou transfusão de sangue recente (o sangue é de outra pessoa e não da mãe), o teste não é recomendado, pois há maiores chances de erros no resultado.

Fonte: bolsademulher