Tem medo de engordar muito na gravidez?

postado em: Gravidez, Informação, Saúde 0

engordar-na-gravidez.fwface.fw

Especialistas respondem a 8 dúvidas!

O natural é eu ganhar um quilo a cada mês na gestação? Vou engordar mais no fim da gravidez? Se eu engordar muito meu bebê será grande? Dúvidas assim são muito comuns em mulheres que vão ser mães pela primeira vez e se preocupam em engordar demais. De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, o ganho de peso durante uma gestação varia de mulher para mulher. Mas o normal é que a gestante ganhe entre 1 a 2 quilos por mês no primeiro trimestre. Após este período, 500 gramas por semana é o recomendado.

“Nesta fase, o aumento de peso é normal. Muitas vezes, o desejo por alimentos específicos contribui para o descuido da mãe e, assim, engorda mais do que o planejado. Mas o recomendado é que a gestante engorde entre 10 e 12 quilos, não mais do que isso”, explica o ginecologista. Esse controle, adverte Domingos Mantelli, é importante porque bebês de mulheres  que engordam demais na gestação correm o risco de desenvolver doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e renais, obesidade na vida adulta e hipertensão.

Para a personal trainer, Iva Bittencourt, essa questão do quanto irá engordar varia muito de uma gestante para outra por conta do nível de ansiedade, estresse e alimentação. Mas ela também entende que 12 quilos é o ganho de peso ideal a ser adquirido por uma gestante.

“No entanto, muitos médicos orientam que uma gestação na qual a mulher ganha entre 8 e 9 quilos seja mais mais saudável para a gestante e o bebê. O ideal mesmo é fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC – peso dividido pela altura elevada ao quadrado) da mãe antes e durante a gestação. Quanto maior o IMC inicial, menos a mulher deve engordar”, recomenda Iva.

Excesso de peso na gestação traz problemas para eu e meu bebê?

Segundo a personal trainer Iva Bittencourt, engordar muito durante a gravidez pode trazer dificuldade para a futura mamãe andar, dor articular e na lombar, além de dificuldades para respirar, o que pode levar ao desenvolvimento de diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia e complicações no parto.

“O bebê pode desenvolver, com mais facilidade, má-formação, além de nascer grande demais, o que aumenta a probabilidade da criança se tornar obesa na infância, adolescência e na vida adulta”, explica Iva.

“Fechar a boca” com medo de engordar é prejudicial?

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que a alimentação inadequada pode gerar problemas para a gestante. “O ideal é que ela tenha sempre alimentação saudável e equilibrada, com refeições fracionadas, sem muito sal e açúcar”, diz.

Caso contrário, explica Iva, “o bebê pode não se desenvolver corretamente, nascer com baixo peso e ficar mais vulnerável a infecções”.

Minhas emoções também ajudam no ganho de peso durante a gestação?

“Quando a mãe sofre de ansiedade é comum que desconte na alimentação, comendo mal e em excesso, o que ajuda no ganho de peso”, afirma Domingos.

“A mulher alterna alegria e tristeza com muita facilidade devido a grande carga hormonal da gestação. Com tanta sensibilidade, muitas compensam na alimentação. Praticar atividade física ajuda a reduzir a ansiedade, além de melhorar a autoestima e a segurança”, recomenda Iva.

Estou acima do peso e fiquei grávida. E aí?

Caso você descubra que está grávida numa fase em que está acima do peso, o recomendado é não entrar nessas dietas malucas que prometem a perda rápida do peso.

“Regimes não são recomendados durante a gravidez porque o bebê não pode ser privado de determinados nutrientes. Caso isso aconteça, ele poderá sofrer desnutrição fetal. As dietas são recomendadas só depois do desmame”, diz Domingos.

“Faça um bom controle alimentar com uma orientação da nutricionista para engordar menos”, recomenda a personal trainer, Iva Bittencourt.

Vou engordar mais no fim da gravidez?

“Depende de cada mulher. No entanto, no final da gestação é comum que a gestante engorde um pouco mais por causa do aumento da concentração de líquidos no corpo, mas varia muito”, explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

Se eu engordar nos primeiros meses posso fazer dieta nas últimas 10 semanas?

“Não. O recomendado é que a gestante controle os alimentos ingeridos e que ela realize seis refeições pequenas ao longo do dia. Dietas são recomendadas só após o período da amamentação”, explica Domingos.

Se eu não comer por dois durante a gestação o bebê nasce fraquinho?

“Esta é uma crença popular. A gestante deve controlar o que está ingerindo para não ganhar mais do que 12 quilos durante a gravidez. Engordar é um processo natural e ela não precisa aumentar a quantidade de alimentos comparada ao de costume, mas ela precisa comer em horários adequados. Caso ela tenha uma vida muito ativa, como trabalho e atividades físicas, deve-se ingerir um pouco mais de carboidratos. Assim, ela ganha mais energia. Mas não precisa comer por dois”, afirma o ginecologista.

Como deve ser minha alimentação nesta fase?

Domingos: “O ideal é que ela realize seis refeições durante o dia em porções pequenas. O ideal é incluir na alimentação bastante frutas, verduras e legumes. Mas para garantir a saúde de ambos, é recomendado que a gestante consuma três nutrientes fundamentais: ácido fólico, cálcio e ferro. O ferro diminui as chances de o bebê nascer com anemia. O cálcio contribui para a formação óssea e o ácido fólico no desenvolvimento da espinha dorsal e no tubo neural*”.

*Tubo neural é a estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinal.

Fonte: msn