Diabetes na gravidez.

postado em: Bebê, Gravidez, Informação, Saúde 0

diabetes-gestacional.fwface.fw

A diabetes é particularmente preocupante durante a gravidez, por ser desenvolvida durante a gestação em mulheres que não tinham diabetes, denomina-se diabetes gestacional, por norma desaparece após o nascimento do bebê.

Durante a gravidez o organismo produz grandes quantidades de hormonais que ajudam o bebê a crescer, organismo precisa de uma maior quantidade de insulina, se o pâncreas não produz a insulina necessária a glucose sanguínea dando origem à Diabetes Gestacional, isto ocorre, principalmente, após as 24 semanas.

A Diabetes Gestacional deve ser controlada até que o bebê nasça, a maioria das vezes os valores são facilmente controlados com uma dieta saudável e equilibrada, no entanto, algumas grávidas necessitam fazer insulina.

Como detectar diabetes na gravidez

O rastreio da diabetes gestacional é feito através de análises sanguíneas, mais conhecida como prova de Tolerância à Glicose Oral , esta prova é feita por volta da 24ª ou 28ª semana, se o resultado for positivo a gravida será encaminhada e aconselhada pelo médico, se o resultado for negativo será necessário repetir às 32 semanas para controlar eventuais alterações de valores.

Fatores de risco para diabetes na gravidez

Excesso de peso

Diabetes em familiares do 1º grau

Idade + ou – 35 anos

Ter tido mais de 4 partos

Antecedentes de Diabetes Gestacional

Ter sofrido 2 ou mais abortos

Aspectos a ter em conta nas grávidas com diabetes:

Aumento do risco de pré-eclampsia, pode ocorrer um aumento da pressão arterial, proteínas na urina, edema da face, mãos e pés, que podem levar a um parto prematuro.

Aumento do risco de infecções das vias urinárias.

Aumento do caso de cesarianas.

Aumento da quantidade excessiva de líquido amniótico, que pode levar ao nascimento prematuro do bebé.

Aumento do risco de nascimento de bebês de peso acima dos 4 kg.

Possibilidade de icterícia do recém-nascido que faz com que a pele do bebê pareça amarela.

A grávida com Diabetes Gestacional deve seguir as recomendações quanto à alimentação saudável, exercício físico, autocontrolo e terapêutica farmacológica. Deve controlar o consumo de hidratos de carbono como o pão, arroz e frutas,

A grávida poderá ainda ter que recorrer à administração de insulina, para controlar a sua glicemia, a grávida deve fazer o controlo frequente da glicose no sangue e o ajustamento da dose de insulina, caso seja necessário.

Fonte: gravidasonline