A cesárea é um dos métodos mais utilizados no nascimento de um bebê, sendo utilizado em situações específicas, quando o parto natural não é indicado.
Se você vai fazer uma cesárea e gostava de conhecer melhor este procedimento, neste artigo irá ficar a saber tudo o que precisa de saber sobre a cesárea.
O que é uma cesárea ?
Uma cesárea é um procedimento, que pode ser planeado ou de urgência, em que o bebé é retirado do útero materno através de um corte na barriga e no útero.
Os principais motivos para a realização de uma cesárea são:
- anomalias no desenvolvimento fetal;
- cirurgia uterina prévia, como por exemplo uma cesárea numa gravidez anterior;
- existência de doenças cardíacas, pré-eclampsia, etc.;
- infecção ativa de herpes genital;
- mãe infectada com AIDS;
- posição incorreta do bebê dentro do útero;
- ritmo cardíaco do bebê anormal;
- gravidez múltipla.
Como Funciona uma Cesárea ?
A realização de uma cesárea realiza-se num centro cirúrgico, começando pela aplicação da anestesia. Esta é colocada na zona lombar da gestante, entre duas vértebras da coluna.
Existem três tipos de anestesia: a peridural, a raquidiana e o duplo bloqueio. Em todas elas a gestante fica acordada durante a cesárea, mas sem sentir nada do peito para baixo.
Logo que a anestesia faça efeito, é então realizado um corte transversa de cerca de 10 cm na pele, na zona popularmente conhecida como linha do biquíni (por cima do osso púbico), e logo a seguir, um corte mais pequeno no útero. De seguida é rompida a parede uterina e a bolsa de águas, e depois, puxado o bebé para o exterior.
Cá fora, o bebé é avaliado pelo médico, após o qual cortará o cordão umbilical. De seguida entrega o bebé ao neonatalogista, que de seguida fará uma análise mais completa.
Depois de entregue o bebé, o médico irá retirar a placenta, e de seguida, dar os pontos nas várias camadas de tecido cortado.
O procedimento tem uma duração média de uma hora, caso não existam quaisquer complicações.
O pós parto da cesárea
Sendo a cesárea uma cirurgia, a gestante tem inevitavelmente de passar pelo pós-operatório.
Sendo assim, geralmente o pós parto é pior nas mulheres que fazem uma cesárea em comparação a uma mulher que tenha realizado um parto normal.
Após a realização da cesárea, a paciente deve ficar entre 6 a 12 horas de recobro, duração que pode ser maior caso tenham existido complicações.
Os dias seguintes irão ser caracterizados por alguma dor e desconforto, naturais após uma cirurgia. Contudo, para amenizar esse problema, o médico irá prescrever medicamentos adequados.
Fonte: gravidasonline