A acne é bastante comum na gravidez devido ao aumento dos níveis hormonais, especialmente no primeiro trimestre de gestação. Acne é uma doença da pele que ocorre devido ao aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Durante a gravidez a grávida pode adotar medidas e cuidados diários para prevenir e amenizar este problema, não deve fazer nenhum tratamento ou usar nenhum medicamento sem o aconselhamento do seu médico assistente. Deixamos aqui algumas dicas para controlar a oleosidade da sua pele e o aparecimento da acne.
Dicas para Tratar o Acne na Gravidez
O primeiro e principal passo para combater e prevenir a acne e a limpeza da pele, deve lavar o rosto com um sabonete neutro, de manhã e à noite, a águia deve ser fria ou morna e ao limpar deve utilizar uma toalha macia e limpar suavemente sem esfregar.
Evite o uso de cremes e hidratantes com base em óleos, procure produtos neutros adequado à grávidas.
Não aplique produtos de tratamento para acne sem consultar o seu médico, muitos destes produtos contém na sua composição ácidos e componentes que podem prejudicar o desenvolvimento do seu bebê.
Se usa maquiagem, deve tirar antes de se deitar, prefira produtos naturais que deixem respirar a pele, acontece muitas vezes, durante a gravidez a alteração do ph da mulher e pode ser necessário mudar os produtos que usava antes.
Faça uma máscara de limpeza, uma vez por semana. Dê preferência às máscaras à base de aveia e algas. Deve também fazer uma esfoliação uma vez por semana para limpar as impurezas da pele.
Acne e alimentação
Para evitar o aparecimento de acne durante a gravidez, opte por fazer uma alimentação equilibrada rica em antioxidantes, fibras e vegetais.
Beba bastante água, cerca de 1,5 l por dia e de preferência fora das refeições.
Evite os alimentos fritos, gordurosos e os alimentos doces.
Faça uma caminhada diária de cerca de 30 minutos, para além de se manter em forma a sua pele agradece.
Fonte: gravidasonline