É possível engravidar fora do período fértil?

postado em: Curiosidade, Gravidez 0

engravidar-periodo-fertil.fwface.fw

Quando uma mulher tenta engravidar, alguns termos como período fértil começam a fazer parte do vocabulário, o período fértil é o período em que existem mais probabilidades em engravidar. O período fértil feminino ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia de menstruação.

Como calcular o período fértil

Num ciclo normal o pico de período fértil ocorre ao 14º dia, a contar do primeiro dia do aparecimento da menstruação, nos ciclos irregulares, deve subtrair 18 dias, ao ciclo mais curto, e 11 dias, ao ciclo mais longo. Num ciclo normal, o período ocorre entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.

14 dias antes da próxima menstruação, quando pelo menos um dos óvulos já encontra-se suficientemente maduro, quando a mulher ovula, lança seu óvulo para as trompas e o ovário começa a produzir um novo hormônio, a progesterona, que serve para dar ao útero os nutrientes e circulação de sangue, necessários para receber um novo ser.

Durante o período fértil o corpo da mulher sofre algumas alterações, dá-se um aumento da temperatura basal, um leve aumento da temperatura corporal, de 0.5 a 1º C, uma modificação do muco vaginal, tornando-se mais espesso e elástico. Também pode acontecer algum desconforto e dor e aumento do apetite.

É possível engravidar fora do período fértil?

Apesar de serem raros os casos, existe a probabilidade de a mulher engravidar fora do período fértil, isto acontece quando o espermatozoide sobrevive dentro do trato genital da mulher por mais tempo sem sofrer danos. Para que exista uma gravidez é necessário que exista um óvulo pronto a ser fecundado, o que acontece no período fértil. Pode acontecer uma gravidez fora do período fértil quando a mulher, por algum motivo, têm uma ovulação extra devido a certos factores como descarga de adrenalina.

Fonte: gravidasonline