10 medos na gravidez mais comuns.

medos-gravidez.fwface.fw

A gravidez, apesar de ser uma das alturas mais felizes na vida de uma mulher, vem normalmente acompanhada por muitos medos e receios, especialmente naquelas que estão grávidas ou vão engravidar pela primeira vez.

Confira os 10 medos na gravidez mais comuns, e saiba quais os motivos pelos quais não deve ter receio.

Vomitar em demasia não impede a nutrição do bebê?

O enjoo e os vômitos são sintomas naturais e habituais na gravidez, especialmente numa primeira fase, não existindo qualquer relação entre a quantidade de vômitos e a formação do feto. Caso sofra de vômitos em quantidades exageradas, deve então consultar o seu médico obstetra.

Posso fazer sexo enquanto estou grávida?

O ato sexual, ao contrário do que algumas mulheres possam pensar, além de não ser contraindicado, é até muito recomendado durante a gravidez. Por isso, sempre que sentir vontade de ter relações sexuais com o seu parceiro, pode ficar descansada e usufruir do momento de intimidade.

Posso sofrer de depressão durante a gravidez?

A gravidez é uma altura da vida da mulher onde os níveis hormonais estão muito alterados. Dessa forma, é normal que existam variações de humor, ansiedade, stress, entre outras sensações, que possam desencadear quadros depressivos. Caso tenha um histórico depressivo deve procurar ajuda profissional.

O parto dói muito?

Existe uma ideia errada, muitas vezes passada por filmes e novelas, de que o parto é um acontecimento cheio de dor e sofrimento. Apesar de fazerem parte, o corpo feminino está perfeitamente preparado para o parto.

E se o bebé nasce antes do tempo?

Hoje em dia a 37ª semana é a primeira semana em que o bebé já tem todas as condições para nascer. Contudo, mesmo que nasça antes, a maioria dos casos de prematuros tem grandes hipóteses de sobrevivência.

Como vou saber que estou em trabalho de parto?

Converse com o seu obstetra, e ele irá ajudá-la a perceber os sinais de início de trabalho de parto.

Como vai ficar o meu corpo após o parto?

É natural que o corpo se altere após a gravidez. Contudo, o seu organismo irá trabalhar para que ele se regenere e recupere. Além disso, para combater a flacidez de algumas partes do corpo, há vestuário adequado e produtos específicos.

Vou engordar muito na gravidez?

É natural que aumente de peso durante a gestação, mas isso não significa que deva aumentar em demasia. Não deverá aumentar mais que 10 a 13 kg, devendo para isso ter uma alimentação equilibrada e balanceada, com a prática de exercício físico adequado.

E se o meu filho tem algum problema?

Um dos medos mais habituais está ligado ao receio de ele ter um problema na sua formação. No entanto, e apesar de isso poder ocorrer, apenas em 4% dos casos é que ocorrem problemas no seu desenvolvimento. De qualquer das formas, os exames médicos durante a gravidez darão a informação necessária para perceber se o bebê está a desenvolver-se bem.

Posso ter um aborto natural?

O aborto natural é algo que pode acontecer, e que normalmente está ligado com algum problema na própria formação do bebê. Eles ocorrem geralmente no primeiro trimestre, e são raras as vezes em que estão associados a algo que a mãe tenha feito. Para evitar abortos naturais tardios é importante que a gestante seja devidamente acompanhada.

Fonte: gravidasonline