Podem existir novos sintomas de zika vírus em bebês.

postado em: Bebê, Informação, Saúde 0

zika-virus-em-bebes.fwface.fw

Veja quais são e proteja seu filho:

Febre e manchas avermelhadas no corpo são sinais conhecidos da infecção pelo zika vírus. A microcefalia em fetos também pode estar associada ao micro-organismo. Mas existem manifestações novas, ainda pouco conhecidas pelos cientistas. Trata-se de um conjunto de sintomas que parece também ser causado pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Veja a seguir.

Sintomas do zika vírus

Os sintomas mais conhecidos do zyka vírus duram de 3 a 7 dias e incluem:

– Febre;
– Dor no corpo;
– Dor de cabeça;
– Dor nas articulações;
– Manchas avermelhadas na pele;
– Olhos avermelhados sem coceira ou secreção.

Mas, de acordo com informações do site G1, médicos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e Secretária Estadual de Saúde (SES) estão preparando um protocolo para investigar a relação de um novo quadro de sintomas com o zika vírus.

Novos sintomas em bebês

A medida foi tomada depois que esses hospitais pernambucanos registraram 20 casos de crianças com menos com 2 anos que apresentavam febre, irritabilidade e manchas na pele que se tornam bolhas e, posteriormente, feridas. São justamente essas lesões cutâneas que diferem do quadro viral tradicional. Esses sintomas nada tem a ver com a microcefalia, mas podem estar relacionados ao zika vírus, chikungunya ou outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Como se proteger do zika vírus

zika-virus-em-bebes

 

THINKSTOCK

O combate ao mosquito é o primeiro passo para diminuir a transmissão do zyka vírus. Cabe às prefeituras e governos estadual e federal a responsabilidade da limpeza urbana e às pessoas a faxina de suas casas, evitando acúmulo de água e lixo.

O uso de repelentes e inseticidas também ajuda a afastar o mosquito, que costuma picar nas primeiras horas da manhã, por isso, é indicado reforçar o uso nesse período. Também é recomendado evitar locais com mosquitos, não visitar pessoas com sintomas da doença, manter portas e janelas fechadas ou veladas com telas e usar calças compridas e mangas longas.

Fonte: bolsademulher