Bebê roncar é normal?

postado em: Bebê, Informação, Saúde 0

bebe-roncar.fwface.fw

Quando pensamos no sono de um bebê, a imagem que nos vem à cabeça é silêncio, tranquilidade e calma. Contudo, muitos bebês têm um sono bem ruidoso logo desde os primeiros dias, roncando enquanto dormem.

Muitos pais, perante esta situação perguntam-se: “Bebê roncar é normal?” Apesar de roncar à noite ser algo normal, a verdade é que qualquer ronco durante o sono tem alguma causa por trás. Conheça aqui as possíveis origens do ronco do seu bebê.

Causas do ronco do bebê

O ronco durante o sono, seja em que idade for, é sempre sinônimo de algum problema. Este pode ser agudo e momentâneo, ou então crônico, permanecendo durante a vida.

Contudo, seja uma situação esporádica ou não, o ronco significa sempre que há um estreitamento das vias aéreas superiores, que torna a passagem de ar mais difícil, e daí o ronco.

De seguida conheça as várias causas do ronco de um bebê.

– Os recém-nascidos, por vezes, logo após o nascer, podem ter alguma obstrução nasal, que provoca o ronco. Geralmente, nestes casos, o bebê espirra muito, e devido à dificuldade em respirar, não consegue mamar facilmente. Esta é uma situação aguda, pois é temporária. Durante estes meses, os pais devem limpar as cavidades nasais com soro fisiológico ou com auxílio da máquina de vapor.

– Nos primeiros meses o bebê pode também roncar devido a algum resfriado ou gripe, que irão obstruir as vias aéreas, provocando o sono mais ruidoso.

– No caso de bebês que roncam desde que nasceram, não tendo esse sintoma desaparecido, deve ser consultado o pediatra, pois pode existir uma alteração congênita denominada de laringomalácia. Este problema resolve-se geralmente sozinho com o crescimento, mas enquanto existe, pode influenciar negativamente no desenvolvimento do bebê. Como tem dificuldade em respirar, o bebê terá igualmente dificuldade em comer. Isso provocará um menor aumento de peso e um desenvolvimento neurológico mais lento.

– Nos primeiros anos, uma das principais causas do ronco em bebês é o aumento do tamanho da adenoide ou das amídalas. Este aumento irá reduzir a passagem do ar nas vias respiratórias, provocando o ronco. Se sentir no seu filho ronco regular durante o sono, juntamente com ocasiões regulares de infecções e de pouco apetite, deve consultar o pediatra.

– Outras causas possíveis são a apneia do sono, ou ainda, o refluxo-gastro-esofágico. Nestes casos, o ronco é apenas um dos sintomas.

Caso o ronco do seu bebê persista, deve consultar o pediatra, de forma a se perceber qual a causa, para assim se tratar o mais depressa possível.

Fonte: gravidasonline