Alergia na pele do bebê.

postado em: Bebê, Informação, Saúde 0

alergia-pele-bebe.fw.face.fw

A pele de um bebê é por norma muito suave e macia. Por isso, quando aparece algo que não entre nesta definição, é porque há algo de errado.

Duas das causas mais comuns para o aparecimento de alterações na pele de um bebê são irritações e alergias.

Mas qual é a diferença entre ambas? Esta não é uma resposta fácil, e apenas pode ser dada por um médico.

Abaixo pode saber o que é uma alergia, qual a diferença entre a alergia e a irritação, e ainda, o que pode fazer caso ocorra alergia na pele do bebê.

O que é uma alergia?

Uma alergia é uma reação do sistema imunitário contra uma substância que entre em contacto com o organismo.

Esta substância tem o nome de alérgeno, e ao entrar em contacto com o organismo, seja através da sua ingestão, inalação, ou mesmo o simples contacto com a pele, irá provocar uma reação do sistema imunitário.

Esta reação leva à produção de vários compostos químicos no sangue, que irá provocar os conhecidos sintomas das alergias: irritação na garganta, congestão nasal, olhos vermelhos e lacrimejantes, comichão no nariz, diarreia, entre outros.

Outro sintoma comum nas alergias é o aparecimento de manchas vermelhas no corpo, acompanhadas de comichão, também chamadas de urticária.

No caso de alergia na pele do bebê, este último sintoma é muitas vezes confundido com irritação da pele. De seguida conheça a diferença entre uma irritação e uma alergia.

Qual a diferença entre uma irritação e uma alergia ?

Para um leigo na matéria, a diferença não existe. Em ambos os casos, a pele fica irritada, vermelha e com comichão.

Contudo, a grande diferença é a causa desse problema. Um médico, que conheça a história médica do bebê, conseguirá perceber se a alergia na pele do bebê é realmente uma reação alérgica ou uma simples irritação.

Por exemplo, um bebê que tenha pais com algum tipo de alergias, sejam elas cutâneas, alimentares ou respiratórias, tem mais hipóteses de também ele ter uma alergia.

Além disso, bebês com asma e bronquite têm geralmente algum tipo de alergia na pele.

Tratamento da alergia na pele do bebê

Uma alergia é um problema crônico, que existirá durante a vida do bebê. Contudo, o facto de não ter cura não significa que não possa ser controlada.

O tratamento da alergia na pele do bebê é tão simples quanto evitar todos os produtos e substâncias que ativem a reação alérgica.

Por exemplo, se o seu bebê faz alergia na pele com algum produto de higiene, simplesmente use outro, mais adequado ao seu filho.

Eventualmente, pode ser utilizada alguma medicação própria, mas na maior parte dos casos, basta evitar a origem da alergia.

Fonte: gravidasonline