Papinhas doces que fazem crescer.

postado em: Bebê, Receitas, Saúde 0

pera.fw.face.fw

Depois do leite materno, é hora das frutas amassadas e raspadas. Confira 15 receitas de papinhas que, além de deliciosas, ajudam no desenvolvimento do bebê.

Father feeding baby

A partir dos 6 meses, as chamadas papinhas doces são a primeira novidade no cardápio do bebê, que, até então, tinha o leite materno como o alimento exclusivo. Elas devem ser preparadas com frutas bem esmagadas, que possuem nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento infantil, fortalecendo o organismo e ajudando na sua manutenção. E que fique claro: amassadas com um garfo e não liquidificadas! Isso porque é importante que o bebê já comece a desenvolver a capacidade de digerir os alimentos. Além de nutritivas, as papinhas doces representam uma mudança menos brusca em relação ao gosto do leite da mãe e devem ser oferecidas à criança com uma colher. Também é importante escolher um talher que não machuque, como os que têm a ponta revestida de silicone.

Papinha doce super nutritiva

Ingredientes

1 pera madura

1 ameixa

80 ml de água de coco

2 colheres de sopa de farinha de arroz 

Modo de preparo

Lave muito bem as frutas e deixe-as em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos. Lave em água corrente novamente. Descasque e reserve. Passe as frutas pela peneira, aproveitando-as ao máximo. Misture em outro recipiente, juntando a elas a farinha de arroz e a água de coco. Você pode controlar a consistência da papinha com mais ou menos água de coco.

Por que é importante para o seu bebê: a pera é uma fruta com teores significantes de vitaminas do complexo B (como B1, B2 e B3), que são muito importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso e também do aparelho digestivo. Além disso, encontramos nela também as vitaminas C e A, importantes ao sistema imunológico e crescimento e manutenção da saúde da pele e também desenvolvimento da visão. A água de coco é rica em potássio, não tem gordura, é super hidratante. A ameixa é rica em fibras, tem bastante frutose, o que confere o teor bem docinho à papa pronta, rica também em vitaminas B1 e B2 e com alto teor de fósforo, que é um estimulante natural e combate estados de apatia e fraqueza. Com leve poder laxativo, por conta do alto teor de fibras, auxilia o trânsito intestinal de crianças que sofrem com obstipação. A farinha de arroz é ultra nutritiva, pois além de ser riquíssima em proteína, que auxilia no crescimento e no ganho de peso, é isenta de glúten, o que permite que seja utilizada por crianças com intolerância a ele. Como tem leve poder obstipante, quanto utilizada  juntamente com a ameixa em uma receitinha infantil, fornece as fibras necessárias, mas acaba equilibrando o poder laxativo, apenas regulando as funções intestinais na medida certa.

Fonte: mdemulher