A abóbora é um ingrediente ideal para sopas, porque, além de saborosa, contém poucas calorias e muitos nutrientes. É rica em fibras, antioxidantes e vitamina A. Auxilia o funcionamento do intestino e é também um alimento diurético, evitando a retenção de líquidos típica da gravidez.
Ingredientes:
1/2 abóbora tipo japonesa ou kabotía descascada e cortada em cubos
2 colheres de sopa de manteiga
1 talo de salsão picado
1 batata descascada e cortada em cubos
1 cenoura cortada em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 xícaras de caldo de frango ou vegetariano
1/2 limão espremido
1/4 de colher de chá de páprica
Pitada de noz moscada
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Em uma panela, derreta a manteiga e junte a cebola picada. Misture bem até a cebola começar a dourar, acrescentando em seguida o alho e o salsão. Mexa até o salsão amolecer um pouco, e depois acrescente o resto dos ingredientes. A quantidade de caldo precisa cobrir os legumes, então, se não for suficiente, você pode colocar depois um pouco mais de água fervendo.
Quando a sopa levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo até que tudo tenha ficado amolecido ao toque de um garfo (mais ou menos 25 minutos).
Transfira a sopa para o liquidificador e bata bem. Volte para panela e deixe o creme cozinhar novamente até ferver. Se preferir uma sopa mais grossa, você pode acrescentar 1/4 de xícara de creme de leite no fim.