Uma das maiores dificuldades das grávidas no último semestre é conseguir uma posição confortável para dormir, como a barriga aumenta faz mais pressão sobre os restantes órgãos e para além do tamanho da barriga pode ainda ter dificuldades com a digestão e com a respiração.
A qualidade do sono do sono da grávida pode ainda sofrer alterações e outros incômodos como azia, pernas inquietas, dormências das pernas e mãos, cãibras e ronco.
Dicas para dormir bem na gravidez
Deve evitar as bebidas com cafeína, como chá, café e refrigerantes, a cafeína é um dos principais inimigos dos sono, se não consegue deixar de beber o seu café prefira beber depois doa almoço.
Vá para a cama apenas quando sentir sono, estar deitada na cama demasiado tempo dificulta uma boa noite de sono, depois de alguns minutos já sente o corpo cansado e não conseguir arranjar uma posição confortável.
Não faça exercícios antes de se deitar, o ideal é fazer exercício pelo menos 3 horas antes de ir para a cama.
Estabeleça uma rotina para dormir, tente deitar-se e levantar-se todos os dias no mesmo horário.
Evite refeições demasiado pesadas, condimentadas e picantes antes de se deitar, estas refeições são mais difíceis de digerir e pode causar mal-estar e azia.
Outro problema que dificulta uma boa noite de sono nas grávidas é a vontade constante de ir ao banheiro, para evitar esta situação evite beber água depois das 19 h, a água é muito importante na gravidez, deve beber pelo menos 1,5 l por dia, mas em poucas quantidades de cada vez e nunca à noite.
Qual a melhor posição para a grávida dormir
A maioria dos médicos recomenda que a grávida durma sobre o seu lado esquerdo, esta posição ajuda o sangue e os nutrientes a fluírem para o feto e para o útero com mais facilidade, e ajuda os rins a eliminar os líquidos desnecessários. Dormir de barriga para cima ou virada para o lado direito pode bloquear o ar da gestante, e o sangue bombeará menos oxigênio para o corpo, incluindo o útero.
Para melhorar o seu conforto pode colocar um travesseiro no meio das pernas.
Fonte: gravidasonline