A conjuntivite é uma inflamação de uma membrana que cobre a parte branca do olho. É um problema que pode causar algum mal-estar e irritação no bebê. As causas para o seu aparecimento podem ser por bactérias, por vírus ou alérgica.
Conjuntivite viral
A conjuntivite viral geralmente passa sozinha, pode demorar cerca de uma semana até desaparecer totalmente. Deve manter a área dos olhos bem limpa passando uma gaze com água filtrada ou soro fisiológico, deve utilizar uma gaze esterilizada e deitar fora depois da sua utilização, uma gaze por olho.
Conjuntivite bacteriana
Nestes casos par além dos cuidados anteriores pode ser necessário a aplicação de um colírio antibiótico.
Os bebês, especialmente, os recém-nascidos com menos de um ano são muitas vezes infectados pela conjuntivite, alguns dias após o parto o bebê pode apresentar alguns sintomas de conjuntivite.
Sintomas da conjuntivite em bebê
- Vermelhidão nos olhos;
- Olhos irritados;
- Prurido;
- Remela espessa branca ou amarelada;
- Coceira nos olhos;
- Hipersensibilidade à luz;
- Inchaço nas pálpebras.
- Sensação de ardor.
Prevenção da conjuntivite
Não faça qualquer medicação sem consultar o seu médico, siga sempre as suas instruções.
Lave bem as mãos antes e depois de cuidar dos olhos do bebê.
Use gaze e água filtrada ou soro fisiológico para limpar os olhos do seu bebê, lembre-se sempre da regra de não utilizar a mesma gaze nos dois olhos, se o fizer a inflamação vai andar a passar de um olho para o outro.
Lave a roupa de cama, de banho e a de vestir sempre depois do uso, a conjuntivite é contagiosa.
Para evitar o contágio de outras crianças, deve evitar levar o bebê para a creche, para além disse o bebê pode ficar mais irritado e perder algum apetite.
Por muito que queira mimar o seu bebê para aliviar os sintomas, deve evitar dar beijinhos e abraços para evitar o contágio.
Fonte: gravidasonline