As dores de ouvido são terríveis e são uma das principais causas para a má disposição e irritabilidade do bebê. As dores de ouvido, também denominadas de otite, são bastante comuns em crianças com menos de 5 anos devido, principalmente, à entrada de água no ouvido, bactérias ou restos de gripes e resfriados.
Algumas crianças têm mais tendência a sofrer de dores nos ouvidos e de otites, o risco de infecção aumenta devido ao uso de chupeta, a posição horizontal na hora de mamar e a frequência em creches e berçários que são locais onde facilmente o vírus dos resfriados e gripes estão mais ativos. A amamentação ajuda a prevenir as infecções de ouvido.
Sintomas de dor de ouvido em bebê
- Choro
- Irritação
- Falta de apetite, dificuldade em comer sólidos e em mamar
- Febre moderada, que não ultrapassa os 38.5ºC
- Coçar o ouvido com infecção.
Tratamento de dores de ouvido em bebê
Deve sempre consultar o médico para que este prescreva o melhor tratamento, avaliando a sua gravidade, nem todas as dores são iguais e é importante que o médico decida qual o melhor tratamento. O tratamento para a dor de ouvido em bebês é feito através de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
O tratamento com antibióticos elimina os micro-organismos, mas o líquido pode levar até três meses para ser reabsorvido pelo corpo, o que faz com que a criança durante este período possa sofrer novamente de dores e ter febre, o índice de recorrência da otite é bastante grande e se é o caso do seu bebê é importante que seja bem acompanhado pelo médico, porque otites e dores no ouvido frequentes podem levar a problemas auditivos e a um atraso no desenvolvimento da linguagem da criança.
Para além de muito carinho os pais pouco podem fazer para aliviar as dores de ouvido em bebês, para aliviar um pouco pode colocar um paninho morno (aqueça com o ferro de engomar) na parte de fora do ouvido do bebê.
Fonte: gravidasonline