A alimentação é essencial para o bem-estar e para o desenvolvimento de um bebê.
No primeiro ano de vida, a alimentação vai mudando ao longo dos meses, começando pela amamentação, e terminando na introdução dos alimentos habitualmente ingeridos pelos adultos.
Saiba tudo o que precisa de saber no nosso guia de alimentação para o bebê no primeiro ano.
Guia de alimentação dos 0 aos 6 meses
Após o nascimento, o alimento ideal para o bebê recém-nascido é o leite materno.
Nos primeiros 6 meses, a alimentação do bebê deve consistir apenas na amamentação da mãe, já que o leite materno contém tudo o que o bebê necessita para o seu desenvolvimento.
A amamentação, além de fornecer todas as necessidades nutricionais do bebê, estimula ainda o vínculo materno, importante no seu desenvolvimento emocional.
Caso não seja possível a amamentação materna, não substituta com leite de vaca. Existem leites adequados para estes casos, que devem ser prescritos pelo pediatra.
Guia de alimentação dos 6 aos 12 meses
A partir dos 6 meses de idade, começa a ser altura de começar a introduzir outros alimentos na dieta diária do bebê.
Contudo, o leite materno continuará a ser a alimentação base do bebê. Esta fase é essencial na educação alimentar da criança, pois servirá de transição entre o leite materno e a alimentação geral.
Nestes meses, as papinhas e as sopas começam a ser introduzidas no dia-a-dia, intercaladas com as mamadas. Geralmente, no início, são quatro mamadas e duas papinhas por dia.
As primeiras papinhas do bebê
As primeiras papinhas, sejam elas doces ou salgadas, devem ser juntar alguns ingredientes base, a partir dos quais irá semanalmente adicionando novos, de modo a verificar possíveis alergias alimentares. Pode juntar legumes, verduras, leguminosas, cereais e carne. Inicialmente não deve adicionar sal, e a gordura deve ser mínima.
A primeira papinha deve ter cenoura, batata, cebola, um pouco de carne e um fiozinho de azeite de oliva.
Procure usar sempre produtos frescos, e não triture completamente os alimentos. Deixe a papinha ou a sopa ficar pastosa, de modo a que o bebê se acostume a novas texturas.
Prefira ralar, amassar ou raspar os alimentos, de modo a que ele possa comer sem risco de se engasgar.
Quanto às papinhas doces, inicialmente deve evitar frutas ácidas. Utilize sempre fruta fresca da estação.
A partir do nono mês, as sopas e papinhas devem começar a ser mais consistentes, com alguns pedaços pequenos, de modo a estimular a mastigação do bebê.
Pode começar também a oferecer pequenos alimentos para a mão, para ele começar a mastiga-los.
Fonte: gravidasonline