Guia mês a mês do bebê.

postado em: Bebê, Comportamento 0

mes-a-mes-bebe.fwface.fw

Este guia irá guiar os pais pelos 12 meses do primeiro ano do bebê, com todos os principais acontecimentos que ocorrem neste período de tempo.

Antes de continuar é no entanto importante referir que este guia é apenas uma referência, já que cada bebê tem um ritmo de desenvolvimento diferente.

Se tiver dúvidas, o melhor é mesmo consultar o médico pediatra. Confira de seguida o nosso guia mês a mês do bebê.

Guia mês a mês do bebê

1º mês – No primeiro mês o bebê passa a maior parte do tempo a dormir ou a comer. É normal nesta fase já conseguir acompanhar movimentos e ruídos, tendo o reflexo de agarrar o que se coloca na mão.

2º mês – Nesta fase o bebê começa a conseguir sustentar um pouco a cabeça, surgindo os primeiros sorrisos.

3º mês – O bebê já tentar alcançar objetos que estejam à sua frente, conseguindo sustentar melhor a cabeça. Neste mês o bebê está a amadurecer a visão.

4º mês – É por esta altura que o bebê começa a mostrar mais curiosidade, experimentando os objetos que tem à mão com a boca. Já começa a usar o corpo para comunicar, e já ouve o que os outros falam. É uma boa altura para estimular com sons, objetos variados, conversas, etc.

5º mês – Pelo 5º mês, o bebê já começa a ficar sentado com apoio, sendo no entanto importante não deixar estar assim muito tempo, para não sobrecarregar a coluna vertebral do bebê.

6º mês – Nesta altura o bebê deve já conseguir sentar-se bem com apoio, e começar a experimentar fazê-lo sem apoio. É importante a partir deste mês, até ao 9º, verificar se ele mantém um bom contacto ocular.

7º mês – Neste mês já vocaliza sons e percebe o tom de desaprovação ou aprovação. Já se vira de sozinho e apoia-se nos antebraços.

8º mês – Já mexe o corpo ao som de vários ritmos, já procura alcançar objetos, e depois de os alcançar, sacode, bate, aperta, etc. Está numa fase de grande curiosidade.

9º mês – Nesta fase já o bebê deve sentar-se sem apoio. Começa a gatinhar, ou até mesmo, a dar os primeiros passos.

10º mês – Por esta altura o bebê começa a dar os primeiros passos, tendo já uma estrutura muscular e óssea que lhe permite aprender a caminhar com segurança.

11º mês – Nesta fase já começa a dizer algumas sílabas, e se for estimulado, rapidamente irá dizer as primeiras palavras.

12º mês – Daqui até ao 15º mês espera-se que o bebê já ande e use pequenas palavras como papai, mamãe, água, colo, etc…

Fonte: gravidasonline