A yoga é uma atividade recomendada para as grávidas, para além de promover o bem-estar físico e ajudar o corpo a preparar-se para a hora do parto, a yoga promove o bem-estar mental, fundamental para a mulher ultrapassar as modificações que o seu corpo vai sofrer ao longo de 9 meses. São inúmeros os benefícios do yoga para a grávida.
Esta prática milenar é uma excelente forma de se manter ativa durante a gravidez, uma forma de praticar algum exercício físico, ao mesmo tempo, que prepara o seu corpo para o momento do parto, através de técnicas de respiração e relaxamento.
Benefícios da Yoga na Gestação?
- Diminui a probabilidade de um parto prematuro;
- Previne a má posição do feto na hora do nascimento;
- Favorece a circulação sanguínea;
- Melhora problema como o inchaço e as varizes;
- Alivia as dores nas costas;
- Reduz a ansiedade;
- Ajuda na recuperação do pós parto.
Como qualquer outra actividade que envolva o seu corpo durante a gravidez é importante que informe o seu médico para que este avalie os riscos da sua prática, é também importante que informe o seu instrutor logo que tenha conhecimento da gravidez, a ioga requer cuidados extras na gestação. A grávida deve evitar algumas posições, como as posições que exijam que se deite de barriga para cima, estas posições mais para o fim da gravidez podem diminuir o fluxo sanguíneo para o útero.
Exercício de relaxamento de yoga para grávidas
Este é um exercício muito simples que ajuda a aliviar as dores lombares, é feito com uma bola e o futuro pai pode participar. Estes exercícios ajudam a aliviar as dores lombares na hora do parto, só devem ser feitos durante trabalho de parto.
Sente-se na bola e faça movimentos circulares com a região pélvica. Com a região pélvica faça 10 movimentos no sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio, respire 5 vezes e repita no sentido contrário.
Coloque-se de joelhos no chão, com os braços e a cabeça apoiados na bola, peça ao seu companheiro para massagear a área do pescoço, nuca e região lombar.
Fonte: gravidasonline