A fase do nascimento dos primeiros dentes é uma fase bastante complicada, a dentição de leite, começa a surgir por volta dos 6 meses de idade e fica completa por volta dos 3 anos de idade. Quando inicia esta fase, e mesmo algum tempo antes do rompimento dos dentes o bebê começa a apresentar alguns sintomas que podem denunciar este problema, como excesso de baba, mão sempre na boca, irritação e choro.
Os sinais ou sinais variam de criança para criança, algumas passam por este processo sem sentir qualquer desconforto, mas, infelizmente, é bastante comum o bebê sentir dores.
Sintomas relacionados com o nascimento dos dentes do bebê
- Baba
- Assaduras
- Inchaço e sensibilidade na gengiva
- Dificuldade em dormir
- Irritabilidade e mau humor
- Falta de apetite
- Pode ainda presentear outros sintomas como febre e diarreia.
Como aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê
Felizmente existem algumas dicas que ajudam a aliviar as dores do seu bebê nesta fase.
Compre um mordedor ou anel que possa ir ao frigorífico, o frio ajuda a atenuar as dores e o mordedor ajuda o bebê a aliviar o incômodo. Na hora de comprar opte por modelos com relevos que fazem ao mesmo tempo uma massagem nas gengivas. Faça uma massagem com o seu dedo.
Existe à venda no mercado gel específico à base de plantas que ajuda a anestesiar as gengivas aliviando momentaneamente a dor, o gel pode ser colocado no anel de dentição várias vezes ao dia. Antes de comprar qualquer gel, informe-se com o pediatra.
Pode também massagear as gengivas com um cubo de gelo embrulhado num lenço ou numa fralda de algodão.
Depois do aparecimentos dos primeiros dentinhos é importante começar a fazer a higiene dentária do seu bebê com uma dedeira ou uma escova mas sem utilizar pasta nos primeiros meses de vida.
Fonte: gravidasonline