Uma pergunta muito habitual em mulheres mais novas, ainda com pouca experiência ou conhecimento acerca do funcionamento do seu corpo, é se é possível engravidar menstruada.
A relação sexual durante a menstruação é algo que deixa muitas mulheres apreensivas, seja pela questão de uma possível gravidez, mas também, relacionado com alguns problemas de saúde.
Neste artigo iremos explicar um pouco melhor o que é a menstruação, e ainda, se é possível engravidar menstruada.
Menstruação
A menstruação é uma altura em que o corpo feminino está a libertar-se das camadas mais superficiais do endométrio, necessárias para uma possível gravidez, que no entanto não ocorreu.
O sistema reprodutor feminino, sempre que existe libertação de um óvulo, prepara-se para receber o ovo e para o desenvolvimento de uma gestação.
Contudo, se o óvulo não for fecundado, todos esses preparativos deixam de ser necessários.
Por essa razão é que todos os meses ocorre o período, onde saem as camadas mais superficiais da parede do endométrio, engrossadas neste período, e uma grande quantidade de sangue. Mas será que mesmo assim é possível engravidar menstruada?
É possível engravidar menstruada?
Apesar de ser uma situação rara e com uma probabilidade de ocorrência muito baixa, na realidade, em determinados casos, é possível engravidar menstruada.
Apesar de durante a menstruação não existir a ovulação, ou seja, a libertação de um óvulo, na verdade, se tiver relações sexuais não protegidas nos três dias anteriores ao fim da menstruação, pode ocorrer a fecundação.
Isto porque o espermatozoide pode durar até três dias dentro do útero, tendo assim a possibilidade de fecundar o óvulo caso este seja libertado dentro desse período de tempo.
Apesar de ser possível, na realidade é muito raro isso ocorrer.
Este risco é especialmente maior em mulheres com um período irregular, pois torna-se um pouco imprevisível saber quando é que a menstruação termina e ocorre a libertação de um óvulo.
Para reduzir o risco de engravidar durante a menstruação, deve utilizar um método contraceptivo nos últimos dias da menstruação.
Fonte: gravidasonline