Um dos problemas mais comuns durante os primeiros meses do bebê são as cólicas e o intestino preso.
Na fase inicial da sua vida, o bebê tem ainda um intestino frágil, sendo por isso normal surgirem vários problemas, que causam desconforto e choro.
Se o seu bebê tem muitas cólicas ou dificuldade em evacuar, então há um conjunto de dicas que o ajudarão a soltar o seu intestino, aliviando o seu desconforto.
O que fazer para soltar o intestino do bebê?
É importante perceber quando o bebê chora por ter o intestino preso, já que ele ainda não consegue comunicar e dizer aos seus pais qual a razão do seu desconforto.
Assim, se o bebê fizer muita força ao evacuar e chorar bastante nesse processo, ou se tiver o seu abdômen distendido, isso significa muito provavelmente que ele tem o intestino preso.
Existem medicamentos apropriados para bebês que ajudam a resolver o problema, contudo, sem uma alimentação adequada, os problemas estarão sempre a aparecer.
Confira de seguida o que é bom para soltar o intestino do bebê.
Regularizar o intestino preso com uma alimentação adequada
No organismo humano, o trânsito intestinal é regulado pelas fibras naturais, existentes nas plantas, mas também, na própria flora intestinal, constituído por bactérias.
Para ajudar a regularizar o intestino, é assim importante ingerir regularmente alimentos ricos em fibras.
Como exemplos temos a ameixa preta, o mamão, couve, brócolis, vagens, quiabo, aveia, farelo de trigo, entre muitos outros.
Se o bebê já tem uma alimentação variada, geralmente a partir dos 4 meses, pode já usufruir de uma alimentação rica em fibras para ajudar a soltar o intestino.
A partir desta idade pode até consumir sucos laxativo apropriado para crianças. Uma excelente receita é misturar muito bem numa liquidificadora ameixa preta, mamão, laranja lima e farinha de linhaça.
Se o bebê, além de ter o intestino preso, tem também muitos gases e cólicas, então deverá evitar alimentos que causem flatulência, como o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico.
Os alimentos ricos em açúcar refinado devem também ser retirados da dieta da criança, já que este nutriente irá fermentar no intestino, formando assim mais gases.
Fonte: gravidasonline