Problemas de pele mais comuns no bebê.

postado em: Bebê, Saúde 0

bebe-problemas-pele.fwface.fwNos primeiros meses e anos da vida de um bebê, a pele está mais sensível, sendo por isso mais suscetível de sofrer alguns pequenos problemas. Além disso, nos primeiros dias ou semanas, podem mesmo até surgir algumas manchas, que depois persistem durante algum tempo.

Apesar de a maioria das manchas não ser grave, para as tratar deve antes consultar um médico pediatra, de modo a perceber qual a sua origem e qual a forma de tratamento mais adequada.

Há ainda manchas de nascença, que normalmente não originam complicações nem requerem tratamento. Saiba mais sobre os problemas de pele mais comuns no bebê.

Quais os problemas de pele mais comuns no bebê?

Os problemas de pele, sejam manchas, pele irritada, eczemas, etc., são facilmente identificáveis através das suas características.

Caso se aperceba de algum destes problemas, consulte o médico pediatra para se definir o tratamento mais adequado. Os problemas de pele mais comuns no bebê são os seguintes:

  • acne neonatal;
  • assaduras;
  • brotoeja;
  • catapora;
  • intertrigo;
  • seborreia.

Confira de seguida as características de cada um destes problemas de pele.

Acne neonatal: Este problema de pele pode aparecer até aos 6 meses de vida, sendo mais comum nas primeiras semanas. A acne neonatal consiste no aparecimento de pequenas bolinhas brancas ou vermelhas em zonas como as costas e rosto do bebê.

Assaduras: Estas são as manchas mais comuns, surgindo na zona genital e no rabinho devido ao contacto com a urina e fezes. Elas consistem em manchas avermelhadas, com a sensação de ardor associada.

Brotoeja: Este problema caracteriza-se pelo surgimento de bolinhas brancas ou vermelhas na pele, causadas pelo calor excessivo. Estas manchas podem surgir em qualquer parte do corpo.

Catapora: Também conhecida como varicela, esta é uma doença bem frequente em bebês, originando o aparecimento de pequenas bolinhas vermelhas na pele, com muita comichão associada.

Intertrigo: Mais frequente em bebês com menos de meio ano de idade, especialmente nos mais gordinhos, este problema caracteriza-se pelo aparecimento de uma mancha vermelha em zonas de dobras.

Seborreia: Este problema consiste no aparecimento de uma camada amarelada e espessa no couro cabeludo do bebê, muito idêntica à caspa. Pode também manifestar-se através de manchas vermelhas, no couro cabeludo ou nas sobrancelhas, por exemplo.

Fonte:gravidasonline