Qual é o melhor jeito de saber se o bebê está com frio ou calor?

postado em: Bebê, Dicas 0

trocafralda.fwface.fwOs bebês não sentem muito mais frio ou calor do que as crianças maiores ou os adultos. Como dica prática, procure vestir seu filho com uma camada de roupa a mais em relação àquela que estiver usando. Por exemplo, se você estiver de camiseta de manga curta, coloque nele uma de manga comprida; se estiver de manga comprida, acrescente então um casaco.

Sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e na cabeça da criança é o jeito mais adequado de perceber se ela está com frio, e não através do toque nas mãos e pezinhos. As extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.

É muito mais comum bebês serem superagasalhados e ficarem irritados com o calor, do que se mostrarem incomodados por estarem passando frio. Dá para perceber se uma criança está acalorada porque ela vai suar e até ter aumento da temperatura corporal (você pode medir com um termômetro). Se a pele do seu filho estiver úmida, ele está suando, portanto está com calor.

Se você mora numa região quente, saiba que o calor pode atrapalhar o sono do seu filho

O que fazer para o bebê dormir fresquinho nos dias mais quentes?

Como no calor é difícil manter o ambiente em que a criança dorme ameno (isso, claro, para quem não tem ar condicionado em casa), veja abaixo algumas sugestões de como procurar deixar o bebê em uma temperatura mais agradável:

  • Retire do berço todos os acessórios que não sejam necessários, inclusive os protetores (assim o ar circula). A dica vale não só pelo calor, mas pela segurança. Tire do alcance do bebê qualquer coisa que possa ser engolida ou sugada.
  • Se o bebê estiver acalorado (suando ou com as bochechas vermelhas), deixe-o só com um body ou até de fralda.
  • Abra as janelas de outros aposentos da casa para criar uma brisa.
  • Use ventiladores, mas não os deixe direcionados para a criança; ligue-os um pouco antes da hora de dormir para já arejar o quarto.
  • Deixe toalhas molhadas em uma cadeira ou na janela para resfriar o ar (a evaporação da água ajuda a abaixar a temperatura).
  • Mantenha as cortinas fechadas durante o dia para impedir que o sol aqueça o quarto mais ainda.
  • Fique de olho caso o bebê adormeça no carrinho, mantenha-o sempre à sombra.
  • Nunca deixe seu bebê sozinho dormindo na cadeirinha dentro do carro. Mesmo com as janelas abertas, a temperatura dentro de um carro estacionado pode subir extremamente rápido, levando à hipotermia, condição que pode ser até fatal.

Por outro lado, bebês com frio podem apresentar tremor, certa palidez e até apatia. Ao contrário do que diz a sabedoria popular, soluços não são um bom parâmetro para medir frio, porque são comuns de ocorrer nesta fase em que o diafragma ainda é imaturo.

Fonte: babycenter