Inspire-se em 8 estilos para decorar o quarto do bebê.

Que tal ser sua própria decoradora para o quarto do bebê? Alguns especialistas dizem até que a preparação do cantinho do bebê é uma fase importantíssima na criação do futuro elo entre mãe e filho.

Aproveite o tempo da gestação para idealizar este que será um espaço tão importante na vida da família toda. Você já pensou que “clima” vai querer que o quarto tenha? Etéreo? Mais romântico? Um lugar alegre?

E não pense que é preciso gastar uma fortuna para ter um quarto do jeito que você sonha para o seu filho. Confira aqui sugestões de como decorar sem exagerar nos custos.

Leia abaixo as sugestões da consultora de estilo Paty Neger para compor o clima que você busca.

1. Provençal: Use móveis patinados ou com detalhes de palhinha, escolha um jarro de porcelana como acessório do kit de higiene do bebê, selecione um tecido com estampa toile de jouy (tecidos com fundo branco e delicados desenhos coloridos de atividades rurais) para os detalhes do berço ou até de uma almofada. Lustre com cristais pendurados ou em ferro também remetem a este estilo decorativo francês, assim como paredes em tons pastéis e enfeites antigos. Funciona tanto para meninas como para meninos.

2. Romântico: Deixe todo o seu ímpeto rococó vir à tona. Aqui valem corações, ursinhos, bailarinas, fadas ou borboletas como tema. Babados, rendas e tecidos florais podem aparecer em almofadas, colchas, cortinas ou roupinhas de bonecas e bichinhos de pelúcia. Cor-de-rosa e lilás são as cores mais comuns quando se pensa em decoração romântica, mas nada impede que você arrisque com amarelo, laranja ou verde bem suave. É um estilo normalmente usado para meninas.

3. Alegre: Este é um quarto de cores mais vibrantes, porém sem exagerar na dose para não estimular demais o bebê muito pequeno. Crie detalhes em cores fortes, como vermelho, amarelo canário, azul turquesa, roxo, laranja ou pink. Os motivos podem ser balão, circo, bichos de floresta, brinquedos, carrinhos, aviões ou doces. Você pode deixar as paredes brancas e jogar com pufes, almofadas e enfeites para alegrar o quarto. É um tema unissex.

4. Clássico: Ambiente sóbrio, de cores neutras, como branco, bege, cáqui, e poucos e tradicionais móveis. Com informação visual restrita, este estilo não remete a um tema especificamente infantil, mas pode ter toques de leveza com tecidos listrados ou xadrez em poltronas, almofadas e um ou outro detalhe. Você pode instalar algumas prateleiras de madeira no quarto e enfeitá-las com caixas, potes e vasos da sua própria coleção. Serve para crianças de ambos os sexos.

5. Moderno: Aqui vale praticamente tudo! Misture um berço mais contemporâneo, de linhas retas, com uma cadeira que morava antes na sua sala de estar. O grande investimento fica por conta da iluminação do ambiente, com luz direta e indireta. Tecidos com texturas e combinação de cores menos convencionais, como roxo com laranja ou marrom com vermelho, dão aquele ar modernista, junto com móveis e enfeites feitos a partir de reciclagem. Pôsteres de filme podem substituir os quadrinhos convencionais. Fica bom para meninos e meninas

6. Country: Ponha todo o clima da fazenda para dentro do quarto, incluindo motivos com animais, plantas, tratores e outras máquinas. Use cores fortes, como tijolo, verde-oliva, marrom, marinho e vermelho. Escolha tecidos florais ou com algum tipo de xadrez e móveis mais rústicos de madeira ou palha. Não exagere nos enfeites para que o quarto não fique pesado demais para a pouca idade do ocupante. Igualmente válido para meninos ou meninas.

7. Esportivo: O legal deste estilo é que você pode aproveitar para expor todas glórias e amores esportivos da mamãe e do papai no quarto do filho. Espalhe troféus, medalhas, flâmulas, camisas e bandeiras de times pelas paredes, prateleiras e cômoda. Bolas e raquetes também são ótimos objetos de decoração. Selecione uma ou duas cores do seu time preferido para destacar nos tecidos do berço, da poltrona e das almofadas. O tema náutico também se encaixa muito bem neste clima esportivo. É tradicionalmente mais usado para meninos, mas não há por que não fazer um quartinho assim para a sua filha.

8. Retrô: Se você quer entrar no quarto do bebê e ter a sensação de que viajou no tempo, este tipo de ambiente cheio bolinhas e brinquedos antigos é certamente uma ótima aposta. Você pode selecionar um papel de parede com aquela aparência de antigão e, a partir dele, procurar tecidos que componham um visual da era da vovó ou da bisa. Cores suaves dão um ar mais antigo, e as fortes, uma ideia mais anos 70. Se alguém da família tiver roupinhas de bebê antigas, você pode mandar enquadrá-las para dar um toque sentimental. Funciona bem para meninas ou meninos.

Fonte: babycenter

Categories: Bebê, Dicas
X